Boletim Junho 2020

Comportamentos que levam ao divórcio


Por Fernanda Lee

(4 minutos e 40 segundos de leitura)


Você sabia que é possível prever se um casal vai se divorciar, antes mesmo que eles estejam pensando nisso? Há alguns comportamentos que são indicadores-chave. Aqui são eles:


a crítica,

a atitude defensiva,

a indiferença e

o desprezo.


O pesquisador e psicólogo, John Gottman, chamou esses comportamentos de “Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse” e eles podem prever a taxa de separação com uma precisão de 90%. Veja os detalhes de cada um deles:


1.   A crítica é um ataque direto ao parceiro, levando em consideração as características e traços de personalidade do outro. As palavras são usadas de forma destrutiva. “Você nunca ajuda.”


2.   A atitude defensiva é um outro comportamento bem comum, pois a pessoa está mais interessada em se defender do que escutar o outro. Geralmente, há muitas desculpas, argumentos ou explicações para defender o seu ponto de vista. Não há espaço seguro para refletir sobre que poderia fazer para se melhorar ou melhorar a relação. “O problema não sou eu, é você.”


3.   Já a indiferença tem a finalidade de evitar o conflito. A distância pode ser física ou emocional. O ar até fica pesado de tão vazio. Nós deixamos de escutar os argumentos e deixamos de ver a essência do outro. O silêncio mata, assim como a expressão corporal passiva, evasiva e distante. “A-hã.”


4.   Por fim, a atitude de desprezo fere o outro ao usar da humilhação ou senso de superioridade sob o outro. O julgamento, a fofoca e as reclamações ficam mais evidentes. Esse é um dos piores venenos para um relacionamento e a principal causa da separação. “Até parece que você conseguir.”




E quanto aos casais do mesmo sexo?

Estudos realizados demonstram que todos os tipos de casais – hetero ou homossexuais têm os mesmos problemas e os mesmos caminhos para se manterem felizes juntos.

E se você se pegou fazendo um desses comportamento, e agora?


Você quer estar certo ou você quer ser feliz? Parte da perpetuação dos problemas é a nossa atitude frente à eles. Muitas vezes é mais fácil culpar o outro do que assumir a nossa parcela de responsabilidade. Deixar o orgulho de lado e abrir mão de ganhar, pode custar a sua felicidade. Comece com esses 3 passos:

A grande virada acontece quando você toma consciência das suas próprias atitudes. Aprenda novas habilidades para se manter firme durante os conflitos e para resolver os problemas. “Eu preciso da sua ajuda em casa. Quando você estaria disponível para sentar e conversarmos por 20 minutos?”

Antes de abrir a boca, escute! A nossa cultura nos ensina que precisamos ser fortes e assertivos, mas quando o assunto é relacionamento amoroso, a melhor coisa que podemos fazer é ficar calado e escutar. Depois confira repita o que você escutou: “Eu escutei você dizendo que eu sou preguiçoso e que eu não ajudo com as crianças. É isso que você quis dizer?”

Valorize as pequenas coisas. As pequenas coisa podem fazer a grande diferença. Note pequenos esforços, verbalize elogios e abrace. “Obrigada por colocar o João no banho enquanto eu terminava de ler meus e-mails.”

O casamento, ou até mesmo o fato de morar juntos, é uma tarefa social importante na nossa humanidade, e que muitas vezes não recebemos preparação formal para isso. É comum passar meses ou anos preparando para o dia do casamento, mas a preparação é ‘zero’ para viver como casal. Continue aprendendo habilidades de relacionamento por meio de cursos e leitura, e você vai descobrir como cultivar a alegria nos relacionamentos.

Cursos Online


Alguns cursos da Filosofia Positiva já estão disponíveis de forma online, como a Consultoria em Encorajamento e o Workshop de Disciplina Positiva para professores. Acesse clicando no botão abaixo:

Cursos Online

Perdeu algum Boletim?


Você pode rever outros conteúdos da Filosofia Positiva, quando quiser, clicando no botão abaixo:


Acessar outros Boletins

Filosofia Positiva | 2020